VÍDEO – Lula detona Bolsonaro, Milei e “extrema-direita raivosa e burra”

Atualizado em 15 de março de 2024 às 14:13
Lula, presidente do Brasil, durante evento no RS. Foto: reprodução

Em um evento realizado nesta sexta-feira (15) em Porto Alegre para anunciar investimentos federais no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso enfático, alertando para os perigos representados pela “extrema-direita raivosa” em todo o mundo. Em sua fala, Lula mencionou líderes políticos como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente da Argentina, Javier Milei, como exemplos desse fenômeno.

“O que corre risco no mundo é a democracia. Corre risco pelo fascismo, corre risco pelo nazismo, corre risco pela extrema-direita raivosa, ignorante, bruta, que ofende as pessoas, que não acredita nas pessoas”, afirmou Lula, destacando sua preocupação com a saúde das instituições democráticas.

O presidente também falou das intenções dos políticos de extrema-direita de minarem os sistemas governamentais, usando a o plano de Milei de acabar com o Banco Central da Argentina, afirmando que ele quer “cortar tudo com serrote”.

“Até o hoje o Bolsonaro não reconhece a derrota dele. Outro dia ele falou ‘eu não sei como perdi’. Ele não sabe como perdeu porque gastou R$ 300 bilhões e achava que não ia perder. E perdeu”, discursou Lula.

Essas declarações de Lula coincidem com a revelação feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os depoimentos de militares e políticos à Polícia Federal, que detalham uma suposta trama golpista planejada pelo governo anterior.

Entre esses depoimentos, o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, confirmou que Bolsonaro apresentou aos comandantes das Forças Armadas uma minuta de decreto golpista.

Além disso, o almirante Baptista Jr., ex-comandante da Aeronáutica, relatou que Freire Gomes alertou Bolsonaro de que iria prendê-lo caso ele avançasse com o plano golpista.

Embora Lula não tenha mencionado diretamente esses depoimentos, suas palavras ressoam com o contexto político atual, enfatizando a importância de defender os valores democráticos e resistir aos extremismos políticos.

Veja o evento com a participação de Lula na íntegra:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.