VÍDEO – Lula detona Bolsonaro, Milei e “extrema-direita raivosa e burra”

Atualizado em 15 de março de 2024 às 14:13
Lula, presidente do Brasil, durante evento no RS. Foto: reprodução

Em um evento realizado nesta sexta-feira (15) em Porto Alegre para anunciar investimentos federais no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso enfático, alertando para os perigos representados pela “extrema-direita raivosa” em todo o mundo. Em sua fala, Lula mencionou líderes políticos como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente da Argentina, Javier Milei, como exemplos desse fenômeno.

“O que corre risco no mundo é a democracia. Corre risco pelo fascismo, corre risco pelo nazismo, corre risco pela extrema-direita raivosa, ignorante, bruta, que ofende as pessoas, que não acredita nas pessoas”, afirmou Lula, destacando sua preocupação com a saúde das instituições democráticas.

O presidente também falou das intenções dos políticos de extrema-direita de minarem os sistemas governamentais, usando a o plano de Milei de acabar com o Banco Central da Argentina, afirmando que ele quer “cortar tudo com serrote”.

“Até o hoje o Bolsonaro não reconhece a derrota dele. Outro dia ele falou ‘eu não sei como perdi’. Ele não sabe como perdeu porque gastou R$ 300 bilhões e achava que não ia perder. E perdeu”, discursou Lula.

Essas declarações de Lula coincidem com a revelação feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os depoimentos de militares e políticos à Polícia Federal, que detalham uma suposta trama golpista planejada pelo governo anterior.

Entre esses depoimentos, o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, confirmou que Bolsonaro apresentou aos comandantes das Forças Armadas uma minuta de decreto golpista.

Além disso, o almirante Baptista Jr., ex-comandante da Aeronáutica, relatou que Freire Gomes alertou Bolsonaro de que iria prendê-lo caso ele avançasse com o plano golpista.

Embora Lula não tenha mencionado diretamente esses depoimentos, suas palavras ressoam com o contexto político atual, enfatizando a importância de defender os valores democráticos e resistir aos extremismos políticos.

Veja o evento com a participação de Lula na íntegra:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link