
O presidente Lula afirmou que vai comprar novos aviões para o governo federal após passar por uma falha técnica com a aeronave presidencial no México no início do mês. Na ocasião, ele teve que permanecer por quase cinco horas sobrevoando a capital do país após uma pane.
“Desse problema, tiramos uma lição: vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões para que o Brasil, um país grande, com 8,5 milhões km², 350 mil km de florestas tropicais, 8,000 km de fronteira marítima, precisamos nos preparar. Não dá para se pego de surpresa”, afirmou o presidente à rádio O Povo CBN, de Fortaleza (CE), nesta sexta (11).
Ele diz que foi “muito comedido” em seus governos anteriores e buscou a aeronave menor e mais barata ao fazer a aquisição. Lula afirma, no entanto, que o avião não será de um presidente específico, mas para “a instituição Presidência da República”. “Quem quer que seja eleito”, prossegue.
O petista ainda lembrou que Leonel Brizola apelidou o Airbus comprado pela presidência em sua gestão passada de “Aerolula” e afirma que o episódio foi superado.
“Superei isso. Aos 79 anos, superei isso. Uma Presidência da República tem que ser respeitada, a instituição tem que ser respeitada. O Brasil é muito grande e a Presidência da República não precisa correr risco”, acrescenta.
Lula não detalhou quantas aeronaves serão compradas, mas a ideia é que um avião seja usado pela Presidência e os demais, por ministros. Ele afirmou que já pediu um estudo para a aquisição dos aviões para o ministro da Defesa, José Múcio.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line