VÍDEO – Lula e delegação brasileira participam de velório do papa

Atualizado em 25 de abril de 2025 às 15:39
Lula e outras autoridades brasileiras no velório do papa Francisco. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela Janja da Silva encontram-se no Vaticano para participar das cerimônias fúnebres do Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21). A comitiva brasileira, composta por 18 pessoas, inclui autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, respectivamente, além da ex-presidente Dilma Rousseff, atual diretora do Banco do Brics.

Em publicação nas redes sociais, Lula descreveu o momento emocionante na Basílica de São Pedro: “Eu e a Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”.

O presidente destacou a importância do legado do pontífice, cujo corpo permanece em velório para visitação pública até esta sexta-feira (25/4).

O funeral do Papa Francisco, marcado para sábado (26), reúne cerca de 50 líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, da França, Emmanuel Macron, e o príncipe William do Reino Unido.

Estima-se que cerca de 200 mil fiéis compareçam às cerimônias na Praça de São Pedro. Por isso, as autoridades italianas estão implementando um esquema de segurança sem precedentes, que inclui desde “bazucas antidrones” até atiradores de elite posicionados em edifícios estratégicos de Roma.

De acordo com o jornal Corriere della Sera, os equipamentos antidrones serão usados para neutralizar aeronaves não autorizadas e bloquear suas ondas de rádio.

O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, liderou reuniões do Comitê Nacional para a Ordem Pública e Segurança, que estabeleceu uma zona de exclusão aérea sobre Roma e reforçou o patrulhamento com unidades antiterrorismo. Mais de 2 mil policiais estarão diariamente na Praça São Pedro até o conclave, previsto para começar em maio.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line