VÍDEO: Lula embarca para Argentina e depois Uruguai; Alckmin assume a presidência

Atualizado em 22 de janeiro de 2023 às 22:10
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite deste domingo (22) para a Argentina, em sua primeira viagem internacional desde que assumiu a presidência. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) irá assumir a função de chefe do Executivo até o petista retornar na próxima quarta-feira (25).

Lula vai participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, um dos principais blocos de debates políticos da região.

A comitiva presidencial deve ser formada por seis ministros, entre eles estão Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Fernando Haddad, da Fazenda; Nísia Trindade, da Saúde; Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência; Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia; e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social.

Através das redes sociais, Alckmin disse que “com orgulho e lealdade, assumo o governo, procurando honrar os compromissos de Lula com todos os brasileiros”. Essa é a primeira vez que ele vai assumir as funções de presidente da República.

Os compromissos de Lula na Argentina vão acontecer entre segunda (23) e terça-feira (24), em Buenos Aires. Na sequência, o presidente segue para o Uruguai, onde irá se encontrar com presidente Luis Lacalle Pou.

Em seu perfil no Twitter, Lula compartilhou o embarque e desejou “bom trabalho” a Alckmin. “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link