VÍDEO – Lula homenageia Bruno e Dom: “Mereciam e deveriam estar aqui hoje”

Atualizado em 5 de junho de 2023 às 19:55
Presidente Lula homenageia o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips durante discurso. Foto: Reprodução

O presidente Lula homenageou o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips durante discurso no Palácio do Planalto. Na data em que o assassinato dos ativistas completou um ano, o petista lamentou o episódio e criticou a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Bruno e Dom mereciam e deveriam estar aqui hoje. Neste momento em que eles teriam o governo brasileiro como aliado e não como inimigo, ao contrário do que aconteceu nos últimos quatro anos. A melhor maneira de honrá-los é garantir que sua luta não tenha sido em vão”, afirmou Lula.

Eles foram assassinados em 5 de junho do ano passado durante viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, no Amazonas. A declaração do presidente ocorreu durante cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mais cedo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cumprimentou as viúvas de Bruno e Dom, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio, e homenageou os ativistas durante discurso. Segundo ela, os dois foram “barbaramente assassinados enquanto estavam defendendo a causa que o Estado é que deveria estar defendendo”.

Lula e Marina anunciaram medidas relacionadas ao Meio Ambiente durante o evento. Eles apresentaram o novo plano para enfrentar o desmatamento na Amazônia, que prevê o embargo imediato de metade da área desmatada ilegalmente no país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

 

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.