O ex-presidente Lula (PT) publicou em seu Twitter, na manhã deste domingo (19/06), um vídeo do petista discursando no velório de Chico Mendes em 1988.
O vídeo foi publicado como forma de homenagear diversos ativistas políticos da história do Brasil, incluindo agora o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos na Amazônia.
“Será que essas pessoas são tão burras que imaginam que matando Chico Mendes mataram sua luta?”, afirmou Lula na época do velório do ativista.
“Em memória de Chico Mendes, Dorothy Stang, Paulo Guajajara, Dom Phillips, Bruno Pereira e outros defensores da floresta assassinados”, disse Lula.
Chico Mendes foi um ativista da Bacia Amazônica, seringueiro e sindicalista que lutou a favor dos seringueiros. Eles dependiam da preservação da floresta para garantir seu sustento. O assassinato de Chico Mendes, pelas mãos de grandes fazendeiros locais, repercutiu nacional e internacionalmente.
Será que essas pessoas são tão burras que imaginam que matando Chico Mendes mataram sua luta?
Lula no velório de Chico Mendes, 1988. Em memória de Chico Mendes, Dorothy Stang, Paulo Guajajara, Dom Phillips, Bruno Pereira e outros defensores da floresta assassinados. #EquipeLula pic.twitter.com/fDQcvBwWMl
— Lula (@LulaOficial) June 19, 2022