
Em entrevista nesta quinta-feira (11) ao Portal Uai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ao sugerir que o bolsonarista pare de “comer banana com casca”. A fala foi uma resposta ao vídeo publicado por Zema em fevereiro, no qual o governador comeu a fruta com casca ao comentar a alta dos alimentos.
Lula mencionou a dívida do estado e afirmou que Minas Gerais apresentou aumento no período de governo de Zema. O presidente citou ainda o Pro Paig, programa de renegociação de débitos estaduais, e condicionou parte dos benefícios previstos à realização de investimentos voltados à formação profissional da juventude mineira.
Lula tratou da situação fiscal do estado e disse que Zema ampliou o endividamento mineiro. Segundo o presidente, “quando ele fala que o meu governo é o bomba-relógio, ele deve estar olhando para o governo dele. Porque ele pegou esse governo com uma dívida de cento e poucos bilhões e deixou com 200 e poucos bilhões. Ele passou 8 anos sem pagar dívida. 8 anos. E quem fez um acordo para resolver o problema da dívida em Minas fomos nós”.
Essa MACETADA que o Lula deu no Zema vai ficar para a história pic.twitter.com/4JrvWh4hbu
— carol oliva 🚩 (@carololliva) December 11, 2025
Lula mencionou a dívida do estado e afirmou que Minas Gerais apresentou aumento no período de governo de Zema. O presidente citou ainda o Pro Paig, programa de renegociação de débitos estaduais, e condicionou parte dos benefícios previstos à realização de investimentos voltados à formação profissional mineira. Lula afirmou: “Ele vai ter de parar de comer banana com casca e vai ter que investir em curso profissionalizante para formar a juventude em Minas Gerais”.
Durante a entrevista, Lula ampliou as críticas ao modo como Zema se comunica nas redes sociais. O presidente declarou que o governador “vive de gracinha na internet, que vive inventando, sabe? Isso não vai dar certo”.
Lula também mencionou que pretende percorrer o país em 2026 para comparar a gestão federal às administrações estaduais comandadas por adversários políticos. O presidente citou que a intenção é apresentar obras e programas entregues pelo governo federal e discutir políticas sociais com o eleitorado.
A agenda de Lula em Minas incluiu compromissos em Belo Horizonte, dentro da Caravana Federativa, e visita à inauguração de um centro de radioterapia em Itabira. Esta é a oitava viagem de Lula ao estado em 2025.