VÍDEO – Lula manda recado a Trump: “Homem que se respeita não rasteja para outro”

Atualizado em 28 de agosto de 2025 às 17:54
Lula e Donald Trump. Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) voltou a afirmar nesta quinta-feira (28) que não pretende ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçando que um líder não deve se humilhar diante de outro. A declaração foi feita em entrevista ao Balanço Geral MG.

“‘Ah, o Lula tinha que ligar’. Não. Sabe o que acontece? O Lula aprendeu a andar de cabeça erguida. Porque um homem que se respeita, que tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. Então, no dia que o Trump quiser conversar, eu estarei pronto”, disparou.

O presidente tem repetido que o Brasil não deve se curvar aos Estados Unidos. Em reunião ministerial na terça-feira (26), Lula disse que nem ele nem seus ministros encarregados da articulação com os americanos seriam “subalternos”. Em outras ocasiões, também destacou que não telefonou para Trump por falta de abertura da parte do norte-americano.

Enquanto o diálogo direto entre os dois não ocorre, a negociação sobre o tarifaço anunciado por Washington está sendo conduzida pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, junto com Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

O petista também ironizou a forma como Trump anunciou a sobretaxa: “Nem carta ele mandou, ele publicou a carta na internet dele e eu fiquei sabendo pela imprensa”.

Lula ainda lembrou que convidou Trump formalmente para a COP30, conferência climática da ONU que acontecerá em novembro de 2025, em Belém.

“Eu mandei uma carta convidando ele pra COP, uma carta civilizada como um presidente deve mandar para outro, assinada por mim. Então, a hora que ele quiser conversar, o ‘Lulinha paz e amor’ tá pronto para conversar, mas não pensem que Lula vai ficar mendigando uma conversa não, vai procurar outros parceiros”, disse.

Assista abaixo: