VÍDEO -Lula pede união em 2024 e diz que ódio “gerou efeito contrário”: “Democracia venceu”

Atualizado em 24 de dezembro de 2023 às 21:04
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

Neste domingo (24), às 20h30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez seu pronunciamento de Natal. O atual chefe de Estado brasileiro mencionou as “sementes” plantadas pelo governo ao longo do ano de 2023, descrito por Lula como um ano de “reconstrução”.

“2023 foi o tempo de plantar e reconstruir. Aramos o terreno, lançamos as sementes, aguamos todos os dias, cuidamos com todo o carinho do Brasil e do povo brasileiro. Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024”, disse Lula. O pronunciamento, que durou 5 minutos, foi transmitido em rede nacional de rádio, TV e no canal oficial do presidente no YouTube.

Lula ainda lembrou os atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro, quando manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos três poderes. Para o petista, a ação dos extremistas teve o efeito contrário ao esperado por eles, e a democracia saiu fortalecida após ter sido atacada.

“O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário”, afirmou o presidente.

O atual mandatário brasileiro listou a aprovação, no Congresso, da reforma tributária e da taxação dos fundos exclusivos. Medidas que, na visão da atual gestão, vão dinamizar a economia e melhorar a arrecadação de tributos.

“Aprovamos a taxação dos super-ricos. E conseguimos um feito histórico: a aprovação da Reforma Tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil. Além de estimular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça: agora, quem ganha mais pagará mais imposto, e quem ganha menos pagará menos”, afirmou.

No pronunciamento, o presidente também falou sobre investimentos em segurança pública, saúde e educação. “Aumentamos os investimentos em saúde e educação e estamos apoiando os estados no combate ao crime organizado. Além de armamento pesado, apreendemos R$ 6 bilhões em bens do narcotráfico, entre dinheiro vivo, apartamentos, mansões, automóveis de luxo e até aviões e helicópteros”, disse.

Por fim, Lula falou sobre o combate às fake news e comentou acerca do desejo de sua atual gestão, de alcançar um “Brasil mais justo” e mais “desenvolvido”:

“Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país. Vamos combater as fake news, a desinformação e os discursos de ódio. Valorizar a verdade, o diálogo entre as pessoas. Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido, mais fraterno e mais justo para todas as famílias. Um Feliz Natal e um 2024 do tamanho dos nossos sonhos. Um grande abraço!”.

 Confira o pronunciamento completo de Lula:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link