VÍDEO: Lula poderá disputar reeleição em 2026, diz ministro Rui Costa

Atualizado em 3 de janeiro de 2023 às 13:05
O ministro da Casal Civil, o ex-governador Rui Costa (PTB), durante uma entrevista na Roda Viva, da TV Cultura
Foto: Reprodução/TV Cultura/Redes Sociais

Na noite desta segunda-feira (2), o novo ministro da Casa Civil, o ex-governador Rui Costa (PT), defendeu a hipótese de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa concorrer à reeleição nas eleições do ano 2026. O petista, porém, deseja treinar alguém para o próximo pleito.

A afirmação do ministro, feita ao final do segundo dia do mandato de Lula, por outro lado, contraria as declarações dadas pelo próprio presidente durante sua campanha, que descartou a possibilidade de um novo mandato. O presidente eleito disse que tem três motivos para deixar a reeleição.

Por sua vez, na manhã desta terça-feira (3), o secretário nacional de Comunicação, o ex-deputado Jilmar Tatto (PT), quando questionado sobre a eventual possibilidade de Lula disputar a reeleição, respondeu: “Vai ser [candidato]”.

“Conhecendo o Lula, ele não vai abrir mão da sua reeleição. Eu acho isso”, informou o ex-deputado, ao falar sobre a sua vontade de um possível quarto mandato do presidente recém empossado.

Ainda assim, o presidente eleito, aos 77 anos, argumentou na próxima campanha terá 81 anos e que sua intenção é fazer um governo de transição, que abra espaço para “ter gente nova disputando eleições”. Em outras ocasiões, ele afirmou que trabalhará para criar novos líderes para competirem.

O ministro da Casa Civil, durante uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda, comentou um pouco sobre a possibilidade do petista tentar uma reeleição.

“Lula falou [que não concorrerá] de coração considerando a sua trajetória e a volta dele para consolidar a democracia. Mas, se tudo der certo, e com fé em Deus dará, faremos um governo exitoso. E se ele continuar, como ele próprio diz, com energia e o tesão de 20 anos, quem sabe ele pode fazer um novo mandato presidencial”, informou o ministro.

Indagado por qual seria uma possível lista de ministros com potencial de suceder Lula, Rui afirmou: “Vocês estão partindo de um fato consumado de que Lula não irá disputar a reeleição. Eu não parto desse fato consumado”.

No entanto, entre os nomes listados estavam, além dele mesmo, o ministro da Fazenda, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), a ministra do Planejamento, a senadora Simone Tebet (MDB) e o ministro da Indústria e Comércio, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Assista ao vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link