VÍDEO – Lula promete “dar um jeito” nos sigilos de 100 anos de Bolsonaro

Atualizado em 27 de abril de 2022 às 8:07
Lula em coletiva
“Os evangélicos nunca foram tão respeitados nesse país como no meu governo” – Reprodução

Em entrevista coletiva a canais de mídia independente em Brasília, nesta terça-feira (26), o ex-presidente Lula (PT) indicou que vai reverter, caso eleito, os sigilios impostos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre casos envolvendo seu governo.

“Faça um levantamento das denúncias contra ele [Bolsonaro] e veja que nenhuma foi apurada. No nosso governo, tinha a lei da transparência, que permitia que as pessoas soubessem das coisas. Agora não se sabe sobre mais nada. Falou mal do filho? Sigilo por 100 anos. Falou mal do Pazuello? Sigilo por 100 anos. Como vai esconder mentira por 100 anos? Nós vamos ter que desvendar essas mentiras, obviamente”, disse o petista.

Para proteger a si mesmo e a seus aliados, o chefe do Executivo costuma decretar sigilos de 100 anos em determinados processos. Foi o caso do escândalo dos pastores que teriam negociado recursos do Ministério da Educação com prefeitos.

Ele fez o mesmo em julho de 2021, quando negou acesso ao processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello por participar de um ato político em favor dele. Ainda naquele mês, colocou sigilo sobre dados dos crachás de acesso de seus filhos Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro ao Palácio do Planalto.

Veja abaixo a fala de Lula:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link