VÍDEO – Lula se emociona em diplomação: “Estar aqui é a certeza de que Deus existe”

Atualizado em 12 de dezembro de 2022 às 15:57
Lula chora em diplomação no TSE
Foto: Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (12), ao lado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

Ao iniciar o discurso, Lula lembrou a sua primeira diplomação em 2002. Ele pediu desculpas pela emoção e agradeceu ao povo brasileiro por torná-lo presidente pela terceira vez e por “reconquistar a democracia no país”.

“Quero agradecer ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro para conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário”, disse o petista emocionado, sendo aplaudido pelas pessoas presentes.

“Quem passou pelo que eu passei é a certeza que Deus existe, e que o povo brasileiro é maior do que qualquer pessoa. Eu sei o quanto custou não apenas a mim, o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia nesse país”.

No discurso, Lula também destacou o que chamou de “coragem” do Supremo Tribunal Federal (STF) para enfrentar “ameaças e agressões” para fazer valer a pena o direito do voto e a integridade do sistema eleitoral.

A solenidade foi presidida pelo ministro Alexandre de Moraes e contou com a presença de diversas autoridades. Na plateia, estavam os ministros do STF como Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, ambos duramente atacados pelo bolsonarismo. Dilma Rousseff e José Sarney foram os únicos ex-presidentes presentes na cerimônia.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link