VÍDEO: Lula se reúne com ministros do STF pela primeira vez após ser eleito

Atualizado em 9 de novembro de 2022 às 18:16
Lula conversa com ministros do STF em Brasília.

Nesta quarta-feira (9), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber e outros ministros na sede da Corte, em Brasília. O petista chegou ao prédio do STF pouco antes das 16h.

Esta é a primeira visita de Lula a Brasília desde que venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. Participaram do encontro dez ministros da Corte. Luís Roberto Barroso não compareceu por estar no Egito.

Após a reunião com a magistrada, o presidente eleito tem agenda marcada com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Além disso, as reuniões fazem parte de uma série de encontros com chefes de poderes como parte da fase inicial do governo de transição.

O senador recém-eleito Flávio Dino (PSB-MA), integrante da comitiva do presidente eleito na visita, sinalizou que a visita é uma compromisso de pacificação entre os poderes: “É um sinal político de que a era de ataques acabou.”

Também acompanharam o futuro mandatário a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o recém-reeleito Paulo Teixeira (PT-SP) e os ex-ministros Aloizio Mercadante e Eugênio Aragão. De fora do mundo político, estava presente também Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

A avaliação da Corte, por sua vez, é que o retorno de Lula represente a retomada do diálogo institucional, maculada durante a gestão Bolsonaro.

Lula já esteve, na manha desta quarta-feira (9), com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link