VÍDEO – Lula sugere usar “trilhões” gastos em armas para combater fome e mudança climática na COP 28

Atualizado em 1 de dezembro de 2023 às 12:37
O presidente Lula durante discurso na COP 28. Foto: Reprodução

Nesta sexta (1), o presidente Lula realizou seu primeiro discurso na abertura da conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, e sugeriu que o mundo poderia usar os “trilhões” gastos em armas para acabar com a fome e a mudança climática. O evento ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, e o petista ainda criticou a postura do organismo internacional por não conseguir manter a paz entre países.

“Quantas toneladas de carbono são emitidas pelos mísseis que cruzam o céu e desabam sobre civis inocentes, sobretudo crianças e mulheres?”, questionou Lula. Ele ainda apontou que “não é possível enfrentar a mudança do clima sem combater a desigualdade”.

O presidente também criticou a postura da ONU diante dos conflitos entre Rússia e Ucrânia e Israel e o Hamas. Segundo o petista, a entidade é incapaz de manter a paz “porque alguns dos seus membros lucram com a guerra”.

“Governantes não podem ser eximidos de suas responsabilidades. Nenhum país resolverá seus problemas sozinho. Estamos todos obrigados a atuar juntos, além de nossas fronteiras. O Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ajustamos nossas metas, que são hoje mais ambiciosas do que a de muitos países desenvolvidos”, prosseguiu.

No discurso, Lula mencionou o impacto das mudanças climáticas no Brasil, citando a Amazônia, que sofre uma das “mais trágicas secas de sua história”, e a região sul do país, que tem sofrido com os rastros de “destruição e morte” doas tempestades e ciclones. “A ciência e a realidade nos mostram que desta vez a conta chegou antes. (…) A geração que destrói o meio ambiente não é a geração que paga o preço”, aponta.

Ele ainda defendeu que haja um debate sobre a importância de ter economias menos dependentes de combustíveis fósseis. “Só será possível parar as altas temperaturas se pararmos de queimar todos os combustíveis fósseis. Não reduzirmos. Não diminuirmos”, avalia.

Veja o discurso na íntegra:

O presidente foi a Dubai em uma comitiva ministerial, que conta com os titulares do Meio Ambiente (Marina Silva), da Fazenda (Fernando Haddad), dos Povos Indígenas (Sônia Guajajara) e da Casa Civil (Rui Costa). Lula e os outros membros do governo participarão de reuniões sobre o combate à crise climática e o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, um dos principais assuntos da agenda brasileira na conferência.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link