
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi surpreendido ao ter a passagem bloqueada em uma rua de Nova York, na noite de segunda-feira (23), quando deixava a sede da ONU com sua comitiva. O bloqueio ocorreu porque a via havia sido fechada para a passagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A cena foi registrada por um repórter do site francês Brut. No vídeo, Macron conversa com um policial, que pede desculpas e explica que não poderia liberar o acesso ao local.
Segundo o Brut, Macron decidiu ligar para Trump em tom de ironia, pedindo a liberação da via. O pedido, no entanto, não foi atendido e o francês teve de seguir a pé.
“Como você está? Adivinha só? Estou esperando porque tudo está fechado para você [passar]”, disse Macron ao telefone com o presidente americano.
Em seguida, ele foi visto caminhando pelas ruas, falando novamente ao celular, cumprimentando pessoas e tirando fotos com transeuntes ao longo do trajeto.
Macron coincé dans les rues de New York par le convoi de Trump. 🤣
Quelques minutes plus tard, la rue s’ouvre… mais seulement pour les piétons.
Il a donc dû terminer son trajet à pied jusqu’à l’ambassade, subissant comme n’importe quel gueux. 😜👍 pic.twitter.com/gTsp8mO7Za— Pauline 🇫🇷 (@Pauline06272023) September 23, 2025
Reconhecimento do Estado Palestino
Horas antes do episódio, Macron havia anunciado na Assembleia Geral da ONU o reconhecimento oficial do Estado Palestino pela França. O presidente afirmou que a decisão representa uma “responsabilidade histórica” e reforçou a defesa da solução de dois Estados.
Macron destacou ainda que a medida é necessária para “preservar a possibilidade da implementação da solução de dois Estados e abrir caminho para a paz entre israelenses e palestinos”.