VÍDEO: Major indicado por general Heleno aparece guiando golpistas no Planalto

Atualizado em 24 de abril de 2023 às 22:39
Major José Eduardo Natale de Paula no Palácio do Planalto durante atos terroristas. Foto: Reprodução

Novas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto mostram o major José Eduardo Natale de Paula, então integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), guiando os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante os atos de 8 de janeiro. Com informações da CNN Brasil.

No dia do ataque, Natale era responsável pela guarda do Planalto. O major foi nomeado para o Gabinete pelo general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI, no início de 2021. Ele foi afastado do cargo após os atos golpistas pela administração do então ministro-chefe do órgão, general Gonçalves Dias.

Às 16h06, o militar pode ser visto ao telefone, seguido por vândalos com bandeiras do Brasil.

Alguns minutos depois, às 16h18, é a primeira vez que vemos Gonçalves Dias no local. O general, que estava em um elevador, parece perdido com a situação.

Às 16h28, Natale é visto na antessala do gabinete da Presidência da República, onde golpistas já haviam arrombado portas.

O militar chegou a indicar caminho e cumprimentar um dos criminosos. Um extremista dá um chute em uma das portas e Natale tenta contê-lo. No entanto, o vândalo pega um extintor e o major o deixa passar, fechando a porta. Em outro momento, o major também deu água aos criminosos.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link