VÍDEO: Malafaia acusa Moraes de manipular TSE para deixar Bolsonaro inelegível

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 23:30
Pastor Silas Malafaia. Foto: Isac Nóbrega

O pastor Silas Malafaia acusou nesta terça-feira (20) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, de “comandar e manipular” a Corte para “perseguir” o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Malafaia disse que o tribunal tem tomado decisões políticas. Para o pastor, tornar Bolsonaro inelegível é “pura perseguição política”.

O TSE começa nesta quinta-feira (22) a julgar a ação que pode tornar o ex-presidente inelegível até 2030.

Então presidente e pré-candidato à reeleição, Bolsonaro fez declarações sem provas que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral brasileiro. As declarações, transmitidas pelo canal oficial do governo e nas redes de Bolsonaro, foram feitas durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

O líder religioso classificou a Corte como “Tribunal Superior Político”, usando como base a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Malafaia disse que o relator, ministro Benedito Gonçalves, fraudou a lei e a Constituição para cassar o ex-procurador da Lava Jato. O magistrado também é relator do caso de Bolsonaro.

Jair Bolsonaro ao lado do pastor Silas Malafaia. Foto: Reprodução

“Tem presunção de inocência para canalhas que roubaram a nação, mas para um homem honesto, não”, disse.

O pastor também destacou que Moraes era filiado ao PSDB antes de ser indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele tinha que ter a ética de se sentir impedido de presidir o Tribunal Superior Eleitoral e se meter em questões políticas, porque ele tem lado. Ele é filhote do Alckmin”, disparou.

Moraes foi Secretário de Segurança Pública durante o governo de Geraldo Alckmin no estado de São Paulo. “Ele comanda o TSE para promover perseguição política. Qual é o crime de Bolsonaro?”, disse, alegando que caso seja inelegível, Bolsonaro será o maior cabo eleitoral da história.

Malafaia ainda atacou o Senado Federal, que é responsável por processar pedidos de impeachment contra ministros de tribunais superiores. “Não adianta apelar ao Senado, que podia dar uma basta nessa gente, formado por uma cambada de frouxos e covardes, evidente com exceções. Temos que apelar ao quê? Ao povo, o supremo poder de uma nação”, disse o pastor.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link