VÍDEO – Malafaia implora para Moraes devolver seu passaporte: “Estou destruído”

Atualizado em 22 de agosto de 2025 às 16:38
O pastor bolsonarista Silas Malafaia em vídeo divulgado nas redes. Foto: Reprodução

O pastor bolsonarista Silas Malafaia fez um vídeo implorando para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolva seu passaporte. O documento foi cancelado nesta quarta (20), durante operação de busca e apreensão da Polícia Federal.

“Devolva meu passaporte. Isso é uma aberração. Todo o mundo jurídico sabe, seus colegas do STF [sabem], que para apreender o passaporte de alguém tem que haver risco iminente de fuga. Eu estava em Portugal quando tudo isso estourou. Se eu tivesse medo do senhor, eu ficava lá ou ia para a América, onde eu tenho igrejas”, disse o pastor no vídeo.

Ele alega que não há indícios de que pretende deixar o país, já que estava em Portugal e voltou. “O senhor acha que eu vou jogar minha reputação na lama depois desses quatro anos denunciando seus crimes?”, prosseguiu.

O religioso ainda atacou o magistrado, questionando se ele teria “medo de um pastor”, e alegou que quer o documento de volta porque tem “compromissos” no exterior.

Malafaia ainda pediu para que o ministro também devolva os cadernos apreendidos pela corporação durante e para receber uma cópia digitalizada das folhas. Segundo ele, há “anotações” e “esboços bíblicos” no material.

“Uma coisa eu não sou: covarde, medroso e fujão. Eu vou estar aqui e vou continuar a falar e a denunciar. Queria deixar isso aqui bem claro”, completou.

Malafaia também foi proibido de se comunicar com os investigados do processo da trama golpista. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o pastor de atuar como orientador de Bolsonaro na tentativa de atrapalhar o andamento da ação.

Moraes citou “fortes indícios de participação de Silas Malafaia na empreitada criminosa” e apontou que ele estava atuando “de forma livre e consciente em conexão com os demais investigados”.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.