VÍDEO – Manifestantes antirracistas derrubam estátua do traficante de escravos Edward Colston em Bristol

Manifestantes antirracistas derrubam estátua do traficante de escravos Edward Colston. Foto: Reprodução/Twitter

Manifestantes antirracistas neste domingo derrubaram a estátua neste domingo (7) em Bristol.

As imagens são impressionantes. A estátua é do traficante de escravos Edward Colston (1636-1721). Ela foi jogada em um rio que corta a cidade de Bristol. Colston fez fortuna no final do século 17. Estima-se que ele tenha transportado 84 mil homens, mulheres e crianças negociados como escravos na África ocidental. Destes, 19 mil morreram na jornada para o Caribe e para as Américas.

A estátua em tributo ao escravocrata havia sido erguida em 1895. A imprensa local informou que a homenagem sofria críticas, tendo sido alvo de diversas petições, a última com mais de 10 mil assinaturas.

Para derrubá-la, eles usaram uma corda. Depois, alguns colocaram o joelho sobre a estátua, em referência à ação policial que terminou com o assassinato de George Floyd – o que provocou manifestações antirracistas no mundo todo.

O humorista Gregório Duvivier postou no Twitter, sobre a queda da estátua, ironizando Bolsonaro: “GRANDE DIA!”.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!