VÍDEO: Manifestantes colocam fogo no Congresso após parlamentares tentarem tirar verba de combate à fome

Atualizado em 22 de novembro de 2020 às 7:44
Manifestantes colocam fogo no Congresso após parlamentares tentarem tirar verba de combate à fome. Foto: Reprodução/Twitter

A Guatemala está em chamas. Centenas de manifestantes invadiram neste sábado (21) o Congresso do país e queimaram parte do prédio.

Isso ocorre com os crescentes protestos contra o governo após a aprovação de um orçamento que corta gastos em educação e saúde. A manifestação reuniu cerca de sete mil pessoas em frente ao Palácio Nacional na Cidade da Guatemala.

Elas gritavam palavras de ordem e mostravam cartazes com mensagens contra o orçamento recém-aprovado pelo governo do presidente Alejandro Giammattei. Segundo a agência AP, os manifestantes afirmam que o orçamento foi negociado e aprovado pelos legisladores em segredo, enquanto o país centro-americano lidava com os efeitos de furacões consecutivos e da pandemia de COVID-19. 

Atos começaram pacíficos, mas a situação escalou depois que alguns manifestantes conseguiram entrar na sede do Parlamento e atearam fogo no local. Diversos vídeos foram publicados nas mídias sociais, mostrando as chamas que saíam de uma janela do prédio legislativo.

Agentes de segurança dispararam gás lacrimogêneo contra os manifestantes e havia pessoas feridas, diz a imprensa local.

Veja.