
A capital do Nepal, Catmandu, vive uma das maiores crises de sua história. Nesta terça-feira (9), milhares de manifestantes tomaram as ruas em um levante que se espalhou pela cidade, culminando na invasão e no incêndio do Parlamento, da Suprema Corte e de residências de ministros e a morte de Rajyalaxmi Chitrakar, mulher do ex-premiê Jhalanath Khanal, que foi queimada viva. O atual primeiro-ministro Khadga Prasad Oli anunciou sua renúncia diante do agravamento da situação.
O estopim da revolta, atribuída à geração Z — pessoas nascidas entre 1995 e 2010 —, foi o bloqueio de redes sociais no país, medida imposta pelo governo e que rapidamente ganhou o repúdio da população. A repressão policial deixou ao menos 19 mortos na segunda-feira (8), e o saldo de feridos ultrapassa uma centena.
A casa de Oli foi incendiada por manifestantes, e a pressão popular tornou sua permanência insustentável. O presidente do Nepal, Ram Chandra Paudel, aceitou a saída de Oli e já iniciou consultas para definir um novo líder. Paralelamente, o governo voltou atrás e revogou a proibição das redes sociais. Cartazes exibidos nas ruas traziam frases como “bloqueiem a corrupção, não as redes sociais” e “desbloqueiem as redes sociais”.
🇳🇵 URGENTE: Manifestantes incendeiam o Parlamento do Nepal em protesto contra o bloqueio de redes sociais como Facebook e Instagram imposto pelo governo.
A mobilização é puxada principalmente por jovens, com o lema: “bloqueiem a corrupção, não as redes sociais”. pic.twitter.com/G9YNORE510
— Eixo Político (@eixopolitico) September 9, 2025
Vídeos que circulam em redes como o X mostram prédios do Parlamento e da Suprema Corte em chamas, enquanto colunas de fumaça se espalham por Catmandu.
No bairro de Bhaisepati, casas de ministros foram incendiadas, e alguns integrantes do governo precisaram ser retirados por helicópteros militares. Em uma das gravações, um homem, apontado como o ministro de Finanças do Nepal, com roupas íntimas e vendado é carregado pelos manifestantes.
URGENTE 🇳🇵🚨: El Ministro de Finanzas de Nepal es arrastrado por la calle por manifestantes.
— Informa Cosmos (@InformaCosmos) September 9, 2025
Já Rajyalaxmi, que morreu durante as manifestações, foi cercada dentro de casa por manifestantes, ela não resistiu após ter sua residência incendiada. Outro ex-primeiro-ministro, Sher Bahadur Deuba, e sua mulher, a ministra das Relações Exteriores Arzu Rana Deuba, foram violentamente agredidos e só conseguiram escapar com a ajuda de seguranças. A imprensa local relata que não há informações sobre prisões até agora.
A polícia impôs toque de recolher em Singha Durbar, área que abriga sedes ministeriais, a residência do premiê e a casa presidencial. “Os manifestantes ficaram violentos”, justificou o porta-voz policial Muktiram Rijal, que confirmou o uso de canhões de água, cassetetes e balas de borracha.
A repressão de segunda-feira marcou um ponto de ruptura. A polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e disparou balas de borracha contra uma multidão formada, em sua maioria, por jovens e estudantes. Ambulâncias foram atacadas, e um veículo de segurança foi destruído. O confronto resultou nas 19 mortes confirmadas e em dezenas de feridos hospitalizados.
Breaking News > Nepal, parliament burned down, politicians flew by helicopter.
Only fools would let be used by western NGOs and other foreign agents and burn their own Parliament, clearly Western led colour revolution.
Some Nepalese useful idiots are begging to have Nepal… pic.twitter.com/fWh9JBe2UT
— Angelo Giuliano 🇨🇭🇮🇹🔻🔻🔻 (@angeloinchina) September 9, 2025
Antes de deixar o cargo, Oli determinou uma investigação sobre a ação das forças de segurança, mas o gesto não conteve a insatisfação popular.
O bloqueio das redes sociais foi apresentado pelo governo como resposta à falta de colaboração das plataformas digitais no combate a abusos online, como fraudes, discursos de ódio e notícias falsas.
No entanto, a medida foi percebida como censura política em um país de 30 milhões de habitantes, onde 90% da população está conectada à internet. A juventude nepalesa, principal afetada, foi a primeira a sair às ruas, ampliando rapidamente o movimento.
Protestos semelhantes se espalharam por Biratnagar, Bharatpur e Pokhara, esta última uma importante cidade turística no oeste do país. Nas ruas de Catmandu, estudantes carregavam bandeiras nacionais e entoavam palavras de ordem contra a corrupção.
Nepal Police threw smoke gren@de at protestors.
One guy came, picked it up and threw it back at the Police😭
GenZ is built different. pic.twitter.com/9DYT22kNIe
— Tarun Gautam (@TARUNspeakss) September 9, 2025