VÍDEO: Massa chora após vitória no 1° turno na Argentina e diz que fará governo de união

Atualizado em 23 de outubro de 2023 às 7:13
Sergio Massa — Foto: Mariana Nedelcu/Reuters

O candidato Sergio Massa se emocionou ao discursar em seu QG de campanha após vencer o primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina. Ele obteve 36% dos votos válidos, 6 pontos percentuais a mais que o segundo colocado Javier Milei.

Diante de uma multidão, o peronista não conteve a emoção e foi às lágrimas. Ele agradeceu a todos os votos recebidos e a todos os argentinos que exerceram seus direitos e foram às urnas.

Massa afirmou que pretende fazer um governo de unidade, expressando sua intenção de convidar políticos de diferentes partidos para compor o governo, indo além da coligação peronista. No entanto, ele fez um apelo específico aos membros do partido da União Cívica Radical, um partido tradicional na Argentina.

“Quero falar aos milhares de radicais que compartilham conosco valores democráticos, como a educação pública, a independência de poderes, a construção de valores institucionais que a Argentina merece, mas também quero falar com aqueles que escolheram em outra opção pensando na necessidade de ter uma Argentina em paz, sobre a base de construção de valores democráticos, de respeito às instituições, sem incertezas. Quero dizer que vou fazer os maiores esforços para ganhar sua confiança nos próximos dias”, afirmou Massa.

Sergio Massa
Sergio Massa. Foto: MARIANA NEDELCU/Reuters

O presidente ainda eleito reiterou seu compromisso com a melhoria da educação pública de qualidade e inclusiva, destacando a importância de uma nação onde as crianças vão à escola com computadores, não com armas. Ele também expressou sua determinação em defender os direitos dos trabalhadores e a soberania sobre as Ilhas Malvinas.

“Apelarei a um governo de unidade nacional com os melhores, independentemente da sua força política. Temos a responsabilidade de abrir mais uma etapa institucional. Queremos mais federalismo, inclusão e desenvolvimento”, declarou.

Ele também enfatizou seu compromisso com o trabalho e a segurança, prometendo não falhar com o povo argentino. “Não falharei com vocês, serei o presidente do trabalho e da segurança”, disse. “Hoje a nossa democracia emergiu mais forte e robusta”.

Sergio Massa enfrentará o candidato neoliberal Javier Milei no segundo turno. A eleição está marcada para o dia 19 de novembro e o presidente eleito tomará posse em 10 de dezembro.

Assista abaixo:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link