Milei gera crise diplomática ao chamar presidente da Colômbia de “comunista assassino”

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 8:45
Javier Milei e Gustavo Petro. (Foto: Reprodução)

O presidente da Argentina, Javier Milei, provocou uma crise diplomática ao se referir ao presidente colombiano, Gustavo Petro, como um “comunista assassino”.

As falas do mandatário argentino ocorreram durante entrevista à jornalista Ángela Patricia Janiot. Na ocasião, além das ofensas a Petro, Milei ainda aproveitou o momento e elogiou figuras como Donald Trump e Nayib Bukele.

Em resposta, o embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, criticou Milei em suas redes sociais: “Milei é uma hipócrita. Enquanto pede aprovação ao nosso governo para seu novo embaixador na Colômbia, chama o presidente de assassino”, escreveu Romero.

O diplomata, que deverá regressar à Colômbia seguindo instruções do seu governo, acrescentou: “Podemos pensar diferente, mas a região e a irmandade histórica dos nossos povos devem estar acima das diferenças”.

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Álvaro Leyva, por sua vez, expressou “seu mais enérgico protesto contra as declarações desrespeitosas e irresponsáveis” do presidente argentino.

As relações entre a Colômbia e a Argentina têm se deteriorado desde a ascensão de Milei ao poder, com trocas de ofensas entre ele e Petro, que já o comparou a Adolf Hitler.

O economista ultraliberal trocou diversas ofensas com o presidente da Colômbia. No ano passado, ainda como candidato, Milei chegou a afirmar que “socialista é lixo” e “excremento humano”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link