
A jornalista Míriam Leitão, da GloboNews, desmentiu a colega Andréia Sadi, que culpou a primeira-dama, Janja da Silva, pela ausência do presidente da China, Xi Jinping, na Cúpula do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Ela deixou claro que o líder do país asiático não virá ao país por ter agendas marcadas e que o presidente Lula já foi informado disso.
“O Xi Jinping disse para Lula que ele já veio [ao Brasil] há pouco tempo e tem outros compromissos. Isso não reduz o envolvimento da China com essa reunião e essa presidência do presidente Lula”, afirmou Míriam nesta quinta-feira (3), no “Conexão GloboNews”.
O chinês viajou ao Brasil em novembro passado e participou da Cúpula de Líderes do G20, além de uma visita de Estado a Brasília.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, também participaria do encontro no Brasil, mas conversou com o presidente e comunicou que a viagem foi cancelada após seu território ser alvo de ataques de Israel e dos Estados Unidos no último mês.
Miriam Leitão contraria Andreia Sadi e explica o verdadeiro motivo da ausência de Xi Jinping na cúpula do BRICS pic.twitter.com/6j6xDpjR45
— Abel Ferreira Comunista! (@AugustodeS62143) July 3, 2025
Na quarta (2), Sadi insinuou que um episódio envolvendo Janja durante jantar em Pequim, em maio, teria pesado na decisão de Xi. “É muito difícil desvincular o que aconteceu naquela viagem com a ausência do presidente chinês na cúpula”, disse a jornalista.
Na ocasião, Janja pediu ajuda do governo chinês para combater os efeitos nocivos do TikTok, plataforma que pertence a uma empresa do país, como efeitos no comportamento de crianças e adolescentes e a disseminação de conteúdos de extrema-direita.
O governo chinês confirmou nesta quarta que Xi não virá ao Brasil para a cúpula e que o país será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang. Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Abdel Fattah al-Sisi, do Egito, também comunicaram que não participarão do evento.