VÍDEO – Monark se desculpa por defender nazismo: “Eu tava muito bêbado”

Atualizado em 8 de fevereiro de 2022 às 14:16
Monark em vídeo
Monark publica vídeo pedindo desculpas por declaração nazista no Flow Podcast.
Foto: Reprodução

Após ser detonado das redes e perder patrocinadores do seu programa, Flow Podcast, por defender a criação de um partido nazista no Brasil, o youtuber Monark postou um vídeo pedindo desculpas.

Lacrimoso, ele argumentou que estava “muito bêbado” quando afirmou, em conversa com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), que “tinha que ter um partido nazista reconhecido pela lei” no país. Disse ainda que “se o cara quiser ser anti-judeu, eu acho que ele tem o direito de ser”.

A desculpa de que estava bêbado foi dita pelo apresentador ao menos três vezes no vídeo, publicado em sua conta no Twitter.

“Eu queria fazer esse vídeo pra só pedir desculpa mesmo. Eu errei, a verdade é essa. Eu tava muito bêbado e eu fui defender uma ideia que acontece em outros lugares do mundo, mas eu fui defender essa ideia de um jeito muito burro, eu tava bêbado”, afirmou.

“Eu falei de uma forma muito insensível com a comunidade judaica e eu peço perdão, tá ligado? Pela minha insensibilidade. Mas eu peço também um pouco de compreensão. São quatro horas de conversa, eu tava bêbado, fui insensível, sim”, acrescentou o youtuber.

Monark ainda convidou representantes da comunidade judaica para conversarem com ele “para explicarem mais sobre toda a história”.

Veja abaixo a declaração:

LEIA MAIS

1. “Tabata Amaral deveria ter dado voz de prisão a Kataguiri e Monark”, diz pesquisadora do neonazismo
2. Após defender existência de partido nazista, Monark é detonado no Twitter
3. VÍDEO: Monark e Kataguiri defendem o nazismo como “liberdade de expressão”

“Monark é um liberticida”, diz jurista

De acordo com o jurista Lenio Streck, a declaração do youtuber é “liberticida”. “Não existe liberdade para quem quer combater a liberdade”, afirma. “Kim e Monark são dois irresponsáveis. Nem sabem do que estão falando. Chega a ser patético defender isso. É como defender o AI-5. Lamentável.”

Ele explica, porém, que Monark não cometeu crime: “A defesa da possibilidade de existir um partido nazista, por si só, não configura crime. Mas ele está andando no fio da navalha.”

O professor e jurista Pedro Serrano diz que a democracia brasileira não permite que o nazismo seja compreendido como uma corrente de pensamento político, porque “na sua essência está um crime de lesa-humanidade para que se chegue ao ideal pregado, a extinção das demais etnias”. Ele esclarece que “a propaganda nazista é proibida no direito brasileiro”.

Segundo Serrano, Monark e Kataguiri são “desinformados” e possuem uma ideia deturpada sobre o que é liberdade de expressão. “Há uma diferença entre liberdade e direito de liberdade”, esclarece.

“O direito de liberdade de uma pessoa é limitado pelo direito de liberdade da outra. Uma liberdade absoluta é também uma liberdade opressiva. Não existe a liberdade de oprimir, de matar, de escravizar e de ser dono do outro.”