VÍDEO: Monark volta a defender partido nazista e negacionismo em debate contra “haters”

Atualizado em 28 de outubro de 2025 às 8:05
Monark em debate no RedCast. Foto: reprodução

O influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, voltou a viralizar nas redes sociais fazendo apologia ao nazismo e defendendo outros absurdos de extrema-direita. A aparição mais recente foi no canal RedCast, dedicado a discurso misógino, onde ele “confrontou” 30 críticos, em um novo tipo de debate que tem ganhado espaço no YouTube.

O formato conta com um debatedor central que leva ao grupo uma frase inicial e os 30 participantes disputam minutos para “refutar” o protagonista. Na ocasião, Monark escolheu os seguintes temas:

  • “O governo quer regular as redes sociais para impor censura”;
  • “Nenhuma vacina deve ser obrigatória”;
  • “Fui tirado da minha empresa sem nunca ter cometido crime”;
  • “Aquecimento global não existe”;
  • “Não existe liberdade de expressão no Brasil”.

Em um dos trechos que mais viralizaram nas redes sociais, como X e Instagram, Monark diz que não é possível “acreditar em aquecimento global em pleno 2025”, e quando confrontado com dados da NASA, agência espacial do país que ele tanto admira, os Estados Unidos, ele afirma que a “a Nasa mente”.

“Você quer dizer então que a Nasa mente quando ela diz que de 1993 a 2018 o nível do mar subiu mais de 8 centímetro”, disse o ex-vereador Leonardo Grandini. O clima fica constrangedor então quando Aiub argumenta que “não fomos para a lua p***a nenhuma”. “Aquelas filmagens da lua são muito fake, mano. Parece episódio do Chapolin dos aerolitos”.

No entanto, a cena mais criminosa aconteceu no terceiro ato do debate.“Fui tirado da minha empresa sem nunca ter cometido crime”, disse Monark antes de ser rebatido: “No Brasil, existe um tipo penal chamado ‘apologia ao nazismo'”, iniciou Grandini. 

O youtuber então tentou se vitimizar, pedindo para que seu oponente concordasse que foi “demitido sem cometer crime”. Então o ex-vereador de São Paulo rebate: “A partir do momento que você diz que uma ideologia racista, machista, que defende execução de pessoas por critérios étnicos e raciais, dizer que eles podem se organizar em um partido legal, no Brasil, é apologia ao Nazismo”.

Veja outros momentos de Monark no debate que viralizaram:

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.