VÍDEO – Moraes rezou com presos do 8 de janeiro e foi aplaudido, diz Rosa Weber

Atualizado em 28 de setembro de 2023 às 16:21
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. Foto: Carlos Moura/STF

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) relatou que fez uma visita a um complexo penitenciário onde estavam presos terroristas que participaram do 8 de janeiro com o ministro Alexandre de Moraes e que eles rezaram junto dos detentos. A magistrada diz que o colega foi aplaudido pelos bolsonaristas.

“Rezamos juntos, convidados pelos detentos de 8 de janeiro, e depois percorremos diversas celas, tanto da Colmeia quanto da Papuda, e o ministro Alexandre foi aplaudido”, relatou durante discurso no STF nesta quarta (27). Eles fizeram visitas às penitenciárias para conversar com presos e avaliar as condições dos locais e da alimentação.

A ministra ainda elogiou Moraes durante o discurso, dizendo que o colega é “insubstituível” e um “companheiro indefectível de andanças”. Ela diz que o episódio mostrou que os detentos tem um “apreço” pelo ministro.

A ministra deixará a Corte na próxima terça (2), quando completa 75 anos e é aposentada compulsoriamente. Em seu último discurso na Corte, ela defendeu o combate ao discurso de ódio e ressaltou a importância de defender a democracia de maneira constante.

A presidente do Supremo também elogiou os trabalhos feitos para punir os terroristas e disse que autoridades devem garantir que o ataque “jamais se repita”.

“O 8 de Janeiro não pode ser esquecido para que, preservando-se a memória institucional, jamais se repita. Mas também o 8 de Janeiro há de ser lembrado como propulsor do nosso Estado Democrático de Direito em um renovar de energias diante da união e resposta imediata e firma dos poderes constituídos e da sociedade civil à vilania praticada e na contramão do que pretendera aquela ordem hostil”, afirmou Rosa Weber.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link