VÍDEO: Moraes usa mundial fake do Palmeiras para explicar algoritmo das big techs

Atualizado em 31 de março de 2023 às 17:09
Alexandre de Moraes volta a zombar da falta de mundial do Palmeiras. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes zombou do fato de o Palmeiras não ter título do Mundial de Clubes para dar exemplo sobre algoritmos. Corintiano, o magistrado citou o time rival para cobrar “transparência” das big techs.

Ele diz que existe um viés algorítmico criado por quem produziu o código e aponta que um resultado de pesquisa destacando que o clube já ganhou o título, por exemplo, indicaria que o criador dele é palmeirense.

“Por exemplo: ‘Palmeiras não tem título mundial’… que é uma verdade, né. Aí você consulta, vem primeiro uma notícia: ‘Não é verdade. Palmeiras, em 1615, ganhou do time de várzea e isso é considerado título’. Algum palmeirense fez o algoritmo”, diz Moraes.

O ministro diz que esse viés deveria ser exposto aos usuários dos algoritmos, para dar mais “transparência” às ferramentas. “Por que esse vai em primeiro e a outra notícia não? Deve haver uma transparência maior dos algoritmos, que todas as big techs se recusam a colocar isso”, completou.

A declaração ocorreu nesta sexta (31), durante o seminário Democracia e Plataformas Digitais, organizado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e pelo Legal Grounds Institute).

Essa não é a primeira vez em que o magistrado zomba do time rival. No mês passado, durante sessão no Supremo, ele zombou de Dias Toffoli, seu colega palmeirense, e lembrou que o clube não tem título mundial.

“Depois daquele trágico evento do Corinthians com a Rússia, nós extirparmos os russos do Corinthians e, depois, ainda fomos campeões mais duas vezes do Brasileiro e uma do Mundial, em 2012, que o Palmeiras não tem, infelizmente, ministro Toffoli”, afirmou na ocasião. Os magistrados discutiam o uso de aplicativos russos no Brasil, como o Telegram.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link