VÍDEO – Moro tenta culpar governo em CPMI e perde a linha ao ser desmentido

Atualizado em 2 de outubro de 2025 às 23:42
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) fazendo careta sem olhar para a câmera
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) – Reprodução

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) protagonizou novo embate nesta quinta-feira (2) durante sessão da CPMI do INSS. O ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro tentou responsabilizar o atual governo por fraudes contra aposentados e pensionistas, mas acabou sendo confrontado pelo ministro Vinicius Marques de Carvalho, chefe da Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo o ministro, os desvios no INSS já eram de conhecimento do Ministério da Justiça no período em que Moro comandava a pasta. Vinicius Marques afirmou que as denúncias chegaram à equipe do senador, mas não foram encaminhadas à Polícia Federal ou à própria CGU, o que poderia ter antecipado a investigação.

Durante a audiência, Marques ressaltou que o problema foi solucionado em cooperação entre a CGU e a Polícia Federal na atual gestão. Ele destacou que o trabalho poderia ter sido iniciado antes, quando Moro ainda era ministro, mas não houve providências efetivas de sua parte.

“Esse é o fato: nós investigamos e fizemos o nosso trabalho. O senhor também recebeu denúncias, mas não encaminhou para a Polícia Federal nem para a CGU”, disse Marques, em resposta direta ao senador, que ficou visivelmente contrariado com a afirmação.

Irritado, Moro interrompeu a fala do ministro e começou a gritar, insistindo em atribuir responsabilidade ao atual governo. Apesar das tentativas de interromper a explanação, Vinicius Marques manteve a posição de que a omissão partiu da gestão anterior.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.