VÍDEO mostra começo do incêndio no pavilhão da África na COP30

Atualizado em 20 de novembro de 2025 às 18:13
Incêndio na COP30. Foto: reprodução

Um vídeo registrou o início do incêndio que interrompeu as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nesta quinta-feira (20), em Belém (PA). Com informações do Metrópoles.

O fogo começou a subir em um dos pavilhões da zona azul, área que concentra as negociações oficiais do evento, causando momentos de pânico entre participantes. Imagens registradas por presentes mostram pessoas correndo em desespero enquanto integrantes da organização usavam extintores para conter as labaredas.

De acordo com relatos de participantes, o incidente ocorreu entre o pavilhão da África e o espaço Climate Live. Marcelo Rocha, um dos presentes, contou que a energia caiu momentos antes do fogo começar. “Segundo relatos, as pessoas começaram a correr para deixar o local”, afirmou.

A zona azul foi completamente evacuada, com equipes de bombeiros e seguranças isolando a área atingida. Segundo a organização do evento, ninguém ficou ferido.

Há versões contraditórias sobre as causas do incêndio. Flávia Souza, voluntária que estava no local, afirmou acreditar que se tratou de um ato criminoso. “Acho que foi um atentado, sim, contra a nossa COP, muita gente não queria, então muita gente é contra então pode ter sido isso se com certeza foi isso”, finalizou.

Já as primeiras informações apuradas por veículos de imprensa indicam que o fogo teria começado por um curto-circuito no pavilhão da East Africa Community. Testemunhas relataram que a energia elétrica começou a piscar antes das chamas surgirem rapidamente.

Uma participante que estava prestes a falar em um painel próximo ao local revelou que a instalação elétrica já havia sido considerada problemática, com a técnica de som alertando previamente sobre os riscos. O sistema elétrico de toda a Blue Zone foi desligado por medida de segurança após o incidente.

Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a “prioridade é a segurança das pessoas”, e que o incêndio foi contido. Sobre a origem das chamas, o ministro foi cauteloso: “Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas”.

A organização da COP30 emitiu comunicado confirmando que o incêndio foi controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.”

A COP30, que começou no dia 10 de novembro, é considerada pelo governo brasileiro como “a COP da verdade”, onde devem ser discutidos mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.