VÍDEO mostra encontro de Bruno Pereira e Pelado, suspeito pelo desaparecimento: “Toma teu rumo”

Atualizado em 15 de junho de 2022 às 9:51
Amarildo Costa de Oliveira, o Pelado, hostiliza Bruno Pereira e agentes da Funai.
Créditos: Reprodução/Jules Guepratte

Imagens divulgadas na terça-feira (15) pela rede Al Jazeera mostram um encontro entre o indigenista Bruno Pereira e o pescador Amarildo de Costa Oliveira, o “Pelado”, principal suspeito de envolvimento no desaparecimento de Bruno e do jornalista britânico Dom Phillips, na região do Vale do Javari (AM).

Gravado pelo cinegrafista francês Jules Guepratte em parceria com a jornalista brasileira Mokika Kiev, o vídeo de um minuto exibe uma equipe de vigilantes indígenas da Funai (Fundação Nacional do Índio), composta por Pereira e outros dois homens, abordando o barco em que Pelado estava.

Ao ser alertado sobre a proximidade da embarcação na Terra Indígena do Vale do Javari, o suspeito hostiliza a equipe da Funai. “Essa área aqui é zona de pesca. Tu sabes disso. Essa área toda aqui é da comunidade. Não tem nada a ver com indígena, não. Vai tomar teu rumo aí”, diz ele aos vigilantes.

O encontro aconteceu no rio Itaquaí, justamente onde Dom e Bruno foram vistos pela última vez. Eles estão desaparecidos há 10 dias.

Veja abaixo: