
Um vídeo do programa Smart Sampa registrou a perseguição policial que terminou em tiroteio na avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, na tarde de ontem. A ação resultou na morte de um suspeito após troca de tiros no cruzamento com a avenida Cidade Jardim, uma das regiões mais movimentadas da capital paulista.
As imagens mostram um Volkswagen Fox prata parado em um semáforo por volta das 15h23, sendo acompanhado por uma viatura do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Assim que o sinal abre, o carro segue pela via e passa a ser perseguido até o cruzamento seguinte, onde os policiais descem da viatura e ocorre a troca de tiros. Um dos suspeitos abandona o veículo e se deita no chão.
A perseguição na Faria Lima foi desdobramento de outra ação policial realizada pouco antes no Morumbi. Segundo a Polícia Civil, agentes do Deic flagraram integrantes de uma quadrilha quando eles se preparavam para deixar um imóvel onde havia uma vítima mantida refém em um cômodo da casa, durante investigação sobre roubos a residências.
Na residência, três suspeitos foram baleados. Dois deles foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levados a uma unidade de saúde, enquanto o terceiro foi encaminhado pelos bombeiros ao pronto-socorro do Hospital Campo Limpo. Outros dois suspeitos conseguiram fugir no carro que seguiu em direção à Faria Lima.
Esses dois homens foram perseguidos por cerca de 23 minutos até serem alcançados no cruzamento com a avenida Cidade Jardim. Ambos foram atingidos por disparos. Um deles morreu dentro do veículo, enquanto o outro foi ferido na perna e preso. A via precisou ser interditada durante o atendimento da ocorrência.
A vítima feita refém relatou que os criminosos invadiram a casa em busca de dinheiro e joias. “Escutei o barulho do portão e pensei que fosse um motorista chegando. Olhei pela câmera e chamei o segurança porque vi um carro estranho na garagem. Eles me renderam e tomaram o meu telefone”, disse em entrevista ao Brasil Urgente. Ela não ficou ferida.
O delegado-geral Artur Dian declarou que “houve a troca de tiro” e que o mais importante foi a vítima libertada ilesa. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que o caso segue sob apuração.