Câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, registraram o momento em que uma mulher, presa por injúria racial e lesão corporal no domingo (23), cometeu os crimes. Nas imagens, a passageira, identificada como Luana, aparece agredindo um funcionário da companhia aérea Azul, chamando-o de “macaco, preto, cretino, babaca”. Após a confusão, ela foi levada para a delegacia de Vespasiano.
O incidente começou quando Luana, que estava alterada, foi ajudada por um funcionário da Azul após cair antes de embarcar no voo para Natal. Apresentando sintomas de embriaguez, ela foi impedida de entrar na aeronave por razões de segurança. Segundo o boletim de ocorrência, ao ser realocada, a racista agrediu fisicamente o funcionário e fez ofensas racistas, sendo contida por outro empregado da empresa.
Durante o depoimento, Luana permaneceu em silêncio e deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (24). As câmeras captaram ela dando tapas e chutes no funcionário, que tentou se defender. Um segundo trabalhador tentou intervir, mas também foi insultado. A Polícia Federal foi chamada e prendeu a suspeita em flagrante, conduzindo-a à base da Polícia Militar.
Racista bêbada agride funcionário da Azul no Aeroporto de Confins (MG).
A vítima afirmou ter sido chamado de “macaco, preto, cretino e babaca”. pic.twitter.com/pkMxqBOzBE
— Abel Ferreira Comunista! (@AugustodeS62143) June 24, 2024
Para a PM, Luana alegou que tropeçou ao entrar na aeronave e se exaltou porque não poderia perder o voo por motivos profissionais.
Em resposta, a Azul declarou que repudia qualquer tipo de ofensa ou agressão e que adotará as medidas cabíveis para garantir a segurança e respeito a seus funcionários e clientes.