VÍDEO – Mourão lamenta “fim melancólico” do governo Bolsonaro

Atualizado em 11 de março de 2024 às 18:13
Senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão. Foto: Divulgação

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) fez declarações contundentes em uma entrevista concedida ao UOL News na manhã desta segunda-feira (11). Mourão afirmou que o fim do governo Bolsonaro foi “melancólico” e que a derrota nas urnas deveria ter sido “reconhecida”.

O militar também destacou o tenente-coronel Mauro Cid como a parte mais fraca no processo contra o ex-presidente. Ele defendeu o general Freire Gomes, que, segundo Mourão, foi bem-sucedido ao manter a união do Exército.

“Tínhamos que ter reconhecido a derrota. Perdemos por pouco, mas perdemos. Tinha que ter dado uma resposta clara: perdemos agora, mas vamos melhorar para voltar mais forte em 2026. Acho que isso é do jogo democrático”, afirmou o ex-vice-presidente.

Morão ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Segundo Mourão, a elaboração de uma minuta não caracteriza um golpe de Estado, citando investigações da Polícia Federal sobre atos golpistas do governo Bolsonaro. Ele comparou tais tentativas com o episódio de Hugo Chávez em 1992, na Venezuela.

“Tentativa de golpe é como Hugo Chávez fez em 1992, na Venezuela, quando mobilizou sua tropa, atacou o palácio presidencial e invadiu a residência do presidente da República. Isso é tentativa de golpe. O resto é só discussão”, declarou o senador.

O general ressaltou a falta de comunicação com Bolsonaro após as eleições, afirmando que não era mais chamado para reuniões ou mesmo para tomar um café. Ele também elogiou a atitude do presidente Lula em não celebrar os 60 anos do golpe militar, destacando-a como um passo importante para a pacificação do país.

“Vai ao encontro de pacificar o país […] Dessa forma, o presidente Lula está dando um bom passo,” concluiu o ex-vice-presidente Hamilton Mourão.

Confira a entrevista abaixo:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link