VÍDEO: Mulher negra é perseguida após falsa acusação de furto na Daiso

Atualizado em 4 de fevereiro de 2024 às 19:50
Mulher negra é seguida por funcionários e acusada de furto na loja da Daiso. Foto: Divulgação

Na terça-feira (30), Mirian Guedes, assistente social de 35 anos, foi alvo de uma situação vexatória no Shopping Tucuruvi, em São Paulo, quando dois funcionários da loja Daiso a seguiram, questionando se ela teria colocado algo em sua bolsa “por engano”. A acusação foi feita com base em informações de seguranças, alegando que Mirian teria furtado produtos da loja.

Mirian registrou o incidente ao filmar o momento em que uma funcionária da Daiso revistou sua sacola, retirando item por item sem encontrar qualquer produto furtado. A assistente social afirmou ao UOL que, minutos antes, a mesma funcionária havia abordado-a na loja para entregar um cesto de compras.

Após as filmagens, Mirian retornou à loja, onde os funcionários passaram a ignorá-la. Ela relata ter ficado uma hora em pé, aguardando uma explicação, enquanto a funcionária que a revistou demonstrava desdém e deboche.

Outros clientes presentes na loja registraram o ocorrido, pressionando os funcionários por respostas. Mirian recebeu apoio de pessoas que nunca havia visto antes. Uma segurança do shopping interveio, oferecendo-se para ajudá-la no caso.

A polícia foi chamada e, por volta das 18 horas, Mirian foi levada para a delegacia, onde só conseguiu registrar o boletim de ocorrência às 3 horas da manhã. O caso foi oficialmente registrado como calúnia, injúria e preconceito de raça ou cor.

Na delegacia, os funcionários da Daiso alegaram ter sido ofendidos por Mirian, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública.

A empresa não buscou contato com Mirian, que também não conseguiu devolver as compras. Enquanto isso, nas redes sociais, o perfil da Daiso informa estar investigando detalhes do incidente, prometendo analisar câmeras de segurança e depoimentos para apurar os relatos.

Em sua publicação nas redes sociais, a Daiso destacou que repudia qualquer ato de constrangimento, discriminação, preconceito ou racismo, prometendo agir com integridade e justiça após a apuração completa do caso.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.