VÍDEO: Nancy Pelosi chega a Taiwan e aumenta tensão entre EUA e China

Atualizado em 2 de agosto de 2022 às 13:15
Nancy Pelosi chega a Taiwan

Nesta manhã desta terça-feira (02), mesmo sob ameaças do governo chinês, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou em Taiwan. O avião pousou no aeroporto de Taipei. Com a visita ela se torna primeira representante do alto escalão do governo dos EUA a visitar Taiwan desde 1997.

No entanto, a chegada da representante impulsiona a tensão diplomática entre os Estados Unidos e a China. No momento, aviões de guerra chineses já sobrevoaram a área que divide o Estreito de Taiwan, onde monitoraram todo o percurso do avião de Nancy, que saiu da Malásia.

O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. Até o avião pousar, o governo dos Estados Unidos não tinha se pronunciado sobre a ida de Pelosi a Taiwan.

Assista ao momento da chegada:

“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos Estados Unidos em apoiar a democracia vibrante de Taiwan”, declarou a política.

“Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia”, continuou.

 

Ainda nesta terça-feira (02), a China advertiu que o governo dos Estados Unidos “pagará o preço” se a presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, visitar Taiwan.

“Estados Unidos carregarão a responsabilidade e pagarão o preço por minar a soberania e a segurança da China”, afirmou à imprensa a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

Já a Rússia acusou também no mesmo dia o governo dos EUA de “desestabilizar o mundo” e provocar tensões, na região asiática, a respeito de Taiwan enviando Pelosi.

“Washington desestabiliza o mundo. Nem um único conflito solucionado nas últimas décadas, mas muitos provocados”, afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link