VÍDEO – “Não é narrativa, é uma realidade”: presidente do Chile também critica fala de Lula sobre Venezuela

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 16:57
Lula e Gabriel Boric, presidente do Chile. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente do Chile, Gabriel Boric, endureceu o tom ao criticar Lula nesta terça-feira (30). O presidente brasileiro disse na segunda-feira (29), que Nicolás Maduro precisaria “construir uma narrativa” para melhorar a reputação do líder venezuelano na comunidade internacional.

“Não é uma questão de narrativa como disse o presidente Lula ontem. É uma questão de direitos humanos”, disse. “Eu vou em lugares que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabe que a Venezuela tem problema na democracia”.

Gabriel Boric está no Brasil para se reunir com chefes de estado dos países da América do Sul. A fala aconteceu durante uma coletiva do chileno na área externa do Palácio do Itamaraty.

O presidente Lula defendeu sua ideia de criar uma “narrativa venezuelana” após um encontro bilateral com o presidente da Venezuela. “Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse.

Contrário à tese de Lula, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou também criticou a fala do brasileiro. Mas, desta vez, o questionamento aconteceu na frente do petista, durante a reunião com os líderes sul-americanos. “Fiquei surpreso quando você falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa”, disse diretamente ao presidente do Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.