
A neta do presidente Lula, Bia Lula, publicou um vídeo em suas redes sociais na terça-feira (22), no qual criticou a imposição de tarifas por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
No vídeo, ela se posicionou contra a medida, que considera uma afronta ao Brasil, e aproveitou para fazer uma defesa enfática do avô, destacando sua postura em defesa do Pix, sistema de pagamento criado no Brasil. Bia Lula explicou que a tarifa de 50% imposta por Trump representa um aumento no custo de vida para os brasileiros.
“Sabe o que isso significa? É o seu alimento mais caro, é o seu emprego em risco, a sua vida mais difícil. E eles estão atacando você, trabalhador brasileiro”, disse a neta do presidente.
Ela afirmou que o ataque econômico de Trump tem como alvo a independência do Brasil, simbolizada pelo sucesso do Pix, que, segundo ela, se tornou um símbolo da autonomia financeira do país. A neta de Lula também fez questão de refutar uma possível atribuição do crédito pela criação do Pix a Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil.
“Ah, vão dizer que o Bolsonaro criou o Pix. Gente, o Pix foi criado pelo Banco Central, por técnicos brasileiros”, destacou Bia, enfatizando que a criação do sistema foi fruto do trabalho de profissionais brasileiros e não de uma gestão política. Em seguida, ela apontou que o verdadeiro defensor do Pix no cenário atual é seu avô, Lula.
➡️Neta de Lula entra na ofensiva contra Trump e Bolsonaro
Neta do atual presidente da República, Bia Lula entrou na ofensiva contra o Donald Trump e Jair Bolsonaro em vídeo publicado nas redes
Leia na coluna de @igorgadelham: pic.twitter.com/7j1GPFE903
— Metrópoles (@Metropoles) July 23, 2025
Bia ainda alfinetou a administração de Bolsonaro, afirmando que, se fosse ele quem estivesse no poder, o sistema de pagamento seria entregue a interesses externos. “Quem está defendendo o Pix agora? Quem está enfrentando Trump para manter o Pix gratuito? O Lula! Porque, se fosse o Bolsonaro, já teria entregado tudo”, completou a neta do presidente.
Em sua fala, Bia Lula criticou o que ela chamou de “guerra econômica” de Trump contra o Brasil, ressaltando que a medida visa enfraquecer a soberania nacional e submeter o Brasil a interesses estrangeiros.
Sua mensagem foi clara ao acusar o ex-presidente Jair Bolsonaro de ser omisso diante de ataques como o imposto por Trump, contrapondo sua postura à de Lula, que, segundo ela, está firme na defesa da economia brasileira. O vídeo de Bia Lula teve grande repercussão nas redes sociais, acumulando até o momento mais de 102 mil visualizações e quase 11 mil curtidas.
A publicação não foi orientada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, conforme apuração da coluna. Esse fato levantou questões sobre a independência das declarações feitas por membros da família Lula, sem o envolvimento direto do governo federal.