VÍDEO – Neudicleia de Oliveira, do Movimento dos Atingidos por Barragens, relata visita a Lula na prisão

Atualizado em 8 de março de 2019 às 0:24

Ela também enviou um manifesto ao DCM:

Vigília Lula Livre, 07 de março de 2019

Nos 335 dias de luta e resistência da Vigília #LulaLivre tive a oportunidade de representar o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em uma visita ao presidente Lula, dentro daquele cárcere politico onde ele se encontra, denominado de Policia Federal. Fiquei surpresa ao encontrar um homem forte, mesmo diante de tanta injustiça que tem sofrido. Fica cada vez mais claro que manter Lula preso é manter preso o sonho de milhões de brasileiros, tentar calar a voz de quem tanto fez e tanto lutou para melhorar a vida dos mais pobres e desfavorecidos.

Em um momento de injustiça em que nós nos deparamos com essa situação arbitrária, esse homem nos oferta o exemplo de nunca se curvar à injustiça. Nunca esquecer aqueles que precisam de ajuda. Lula nos inspira a buscar o que temos de mais valoroso, que é a solidariedade.

Durante a visita falamos da vida, da vigília, da conjuntura, das nossas lutas diárias, do crime da Vale em Brumadinho e tantas outras coisas. Quando perguntei a ele qual a mensagem que ele queria que eu repassasse as companheiras e companheiros, ele me respondeu:
“A única luta que a gente perde é a luta que a gente não faz”, assim dei um forte abraço e me despedi.

Vi naquele homem a força de vontade de provar que é inocente, de provar que sua prisão é política e foi deliberadamente articulada e construída por uma corja de mentirosos (Moro, Dallagnol e tantos outros golpistas).

Nosso desafio diário é não esmorecer mesmo diante de tantos golpes e tantos ataques. Mais do que nunca precisamos transformar nossa indignação em luta. Sabemos que a vitória não virá sem muita luta, sem muita resistência. Às vezes resistir é algo que extrapola a razão, vem da nossa alma. Que a gente possa ter essa grande força para resistir não só por uma pessoa, mas por uma grande causa que é um Brasil justo e livre e soberano.

Por fim nossa principal tarefa é fazer que o grito por Lula Livre, Lula Inocente alcance todos os rincões do nosso país. É uma tarefa prioritária de todos e todas que lutam por justiça, igualdade e por um mundo melhor.

Pátria Livre, venceremos!

Neudicléia Neres de Oliveira
Coordenação nacional do MAB