VÍDEO: Nise Yamaguchi diz que militares nazistas controlaram “massa de rebanho de judeus” com humilhação

Atualizado em 11 de julho de 2020 às 20:14
Judeus em campo de concentração: “rebanho” não reagiu aos “poucos” nazistas, segundo a médica bolsonarista

Neste sábado (11), Nise Yamaguchi disse que foi afastada do Hospital Albert Einstein por defender a cloroquina, na típica narrativa bolsonarista da perseguição.

Mentira.

A imunologista disse, em entrevista à TV Brasil, que “alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar” uma “massa de rebanho de judeus famintos” submetendo-os diariamente a “humilhações”.

Ela fazia um paralelo estúpido e canalha com a pandemia no Brasil.

Ou seja, a culpa é das vítimas.

Em nota, o hospital escreveu:

Com relação a declarações prestadas pela Dra. Nise Yamagushi, o Hospital Israelita Albert Einstein tem a esclarecer o seguinte:

1. O hospital respeita a autonomia inerente ao exercício profissional de todos os médicos, jamais permitindo restrições ou imposições que possam impedir a sua liberdade ou possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

2. A Dra. Nise Yamagushi faz parte do corpo clínico do Hospital, sendo admissível que perfilhe entendimento próprio com relação ao atendimento de seus pacientes ou à sua postura em face da pandemia ora combatida, desde que observe as regras relacionadas ao uso da sua condição de integrante do Corpo Clínico em sua comunicação.

3. Trata-se, contudo, de hospital israelita e a Dra. Nise Yamagushi, em entrevista recente, estabeleceu analogia infeliz e infundada entre o pânico provocado pela pandemia e a postura de vítimas do holocausto ao declarar que “você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela MASSA DE REBANHO de judeus famintos se não os submetessem diariamente a humilhações, humilhações, humilhações…”.

4. Como se trata de manifestação insólita, o hospital houve por bem averiguar se houve mero despropósito destituído de intuito ofensivo ou manifestação de desapreço motivada por algum conflito. Durante essa averiguação, que deve ser breve, o hospital não esperava que o fato viesse a público.

A expectativa do hospital é a de que o incidente tenha a melhor e mais célere resolução, de modo a arredar dúvidas e remover desconfortos.

A partir do minuto 23 no vídeo abaixo.