VÍDEO: no Bial, Obama elogia Lula e Dilma por cooperação e liderança contra aquecimento global

Atualizado em 17 de novembro de 2020 às 8:58
Obama no Bial

Por essa o velho Pedro Bial não esperava.

Seu programa de segunda-feira (16) trouxe uma entrevista com o ex-presidente americano Barack Obama, que lança a primeira parte do livro de memórias sobre o período na Casa Branca.

Obama criticou Trump, Mike Pence e os desatinos dos republicanos, e elogiou Lula e Dilma pelo papel na luta contra o aquecimento global e pelo “progresso econômico”.

Bial tentou pressioná-lo e detonar Lula e perguntou-lhe se ainda considerava o ex-presidente do Brasil “o cara” após as denúncias de corrupção:

“Com os relatos de corrupção que surgiram, na época eu não sabia de todos eles. Acho que o dom que o Lula tinha de se conectar com o povo brasileiro e o progresso econômico que aconteceu quando ele tirou as pessoas da pobreza são coisas que não podem ser negadas. Uma das coisas que tento fazer no livro é descrever as complexidades de todas essas figuras. Falo do Putin, da Merkel. O que você acaba percebendo é que a maioria dos líderes é um reflexo das contradições e das tensões dos seus países. Entender qualquer um deles, é importante entender a história deles, o contexto no qual operam, as restrições políticas com as quais precisam lidar. Muitas vezes não reservamos um tempo para nos entender além das fronteiras nacionais. Esses desentendimentos podem gerar conflitos e guerras”.