VÍDEO: No Mais Você, Alckmin reage a Trump com recado nas meias e aposta no diálogo

Atualizado em 31 de julho de 2025 às 12:20
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante o programa Mais Você, da TV Globo, apresentado por Ana Maria Braga. Foto: Reprodução

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, participou nesta quinta-feira (31) do programa Mais Você, da TV Globo, apresentado por Ana Maria Braga, e comentou a elevação das tarifas de importação anunciada pelo governo dos Estados Unidos.

Alckmin afirmou que ainda há espaço para negociações comerciais entre Brasil e EUA, mesmo após a medida que estabelece tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

“Negociações começam hoje”, declarou o vice-presidente, reforçando que a estratégia do governo é tentar ampliar a lista de produtos isentos da sobretaxa ou reduzir o valor da alíquota.

Ele destacou que aproximadamente 45% das exportações brasileiras já estão excluídas da nova tarifa de Trump e que outros 20% não sofreram alteração, pois já tinham tributação própria, como é o caso do aço e do alumínio.

Segundo Alckmin, a lista de exceções é resultado de um diálogo direto com integrantes do governo norte-americano. Ele afirmou que, apesar da imposição da tarifa, as conversas entre os dois países continuam, com foco em proteger empregos e setores produtivos do Brasil.

“Vamos trabalhar para preservar empregos, produções e para avançar em abertura de mercados”, declarou. Ele também ressaltou que a medida adotada por Trump representa uma “situação de perde-perde”, tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos.

Durante a entrevista, o vice-presidente disse que é difícil estimar o impacto imediato da tarifa de 50% nos preços de alimentos e produtos agrícolas no Brasil. No entanto, ele avaliou que, com a perda de competitividade no mercado externo, os itens afetados devem ser redirecionados ao mercado interno, o que pode aumentar a oferta e conter os preços.

As redes sociais do governo também divulgaram um vídeo com a chegada de Alckmin aos estúdios, com a legenda: “Soberania no café da manhã é bom demais.” No vídeo, dá para ver o par de meias usado pelo vice-presidente, que trazia um recado claro a Trump: a palavra “café” escrita em inglês em meio a grãos do fruto.