VÍDEO: No Parlamento Europeu, deputada detona Bolsonaro e o culpa pela tragédia brasileira

Atualizado em 29 de abril de 2021 às 13:19
“Uma tragédia provocada por decisões políticas deliberadas”, diz Anna Cavazzini. Foto: Reprodução

No Parlamento Europeu nesta quinta (29), a eurodeputada alemã do Partido Verde Anna Cavazzini afirmou que, no Brasil, ocorre “uma tragédia provocada por decisões políticas deliberadas”.

“Não é fácil para nenhum governo combater a pandemia. Mas é diferente se você tenta ou se você apenas se nega. Desde o começo da crise, Bolsonaro se recusou a tomar decisões e rejeitou medidas cientificamente comprovadas”, afirma.

A deputada cita as frequentes sabotagens às medidas restritivas, a oposição à vacinação, o negacionismo, a morte de indígenas pelo coronavírus e o aumento nas taxas de pobreza dos brasileiros.

Anna foi seguida por outros parlamentares europeus, que defendem que Bolsonaro seja investigado.

“É por isso que hoje eu peço às autoridades brasileiras que implementem urgentemente uma abordagem baseada na ciência para gerenciar a pandemia e que tomem medidas para lidar com suas consequências sociais e de direitos humanos”, prossegue a deputada.

“A União Europeia tem de intensificar o seu apoio e, especialmente, acelerar a distribuição global de vacinas, porque aqui o fosso entre o norte e o sul é vergonhosamente grande”, completa.