VÍDEO – No RN, Dino anuncia investimentos na segurança pública do estado

Atualizado em 20 de março de 2023 às 6:17
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. (Foto: Reprodução)

Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciou que o governo federal realizará maiores investimentos na infraestrutura dos presídios do Rio Grande do Norte após os ataques de facções que o estado vem sofrendo.

Dino chegou ao estado, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para acompanhar o trabalho da Força Nacional e traçar planos junto à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).

O ministro, durante entrevista coletiva, disse que o governo federal irá proporcionar total apoio financeiro ao estado. Mais armamentos e viaturas serão comprados e entregues a força policial, além da construção de novas unidades de presídios. Desde o início dos ataques, o governo já investiu R$5 milhões no estado.

Flávio também frisou que atualmente o estado é a “prioridade nacional” e que a ajuda será imediata. “O cronograma é imediato. Não são recursos que dependem da votação de leis ou de previsão orçamentária, são recursos que o Ministério da Justiça dispõe, tanto na área de segurança pública quanto na área penitenciária”, disse o ministro.

Desde a última terça-feira (14), diversos municípios do Rio Grande do Norte vêm sofrendo com ataques das organizações criminosas. Segundo o Ministério Público potiguar, os ataques teriam relação com uma união de facções que reivindicam mudanças nas condições nos presídios do estado. Criminosos encapuzados e armados divulgaram vídeos nas redes sociais reclamando da situação nos presídios e denunciando violência policial, incluindo tortura.

Ataques no RN: Prédio que armazenava remédios da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante foi incendiado. (Foto: Neto Pires)

O Governo Federal acredita que os ataques também sejam em resposta à transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime. Ao menos 273 ações criminosas foram contabilizadas até este domingo (19).

A Força Nacional foi acionada e segue auxiliando as autoridades locais nas operações para acabar com o caos que se espalha por todo o estado. Criminosos têm queimado e atirado contra comércios, prédios públicos, bases da PM e veículos.

Ao todo, o RN já tem o reforço de mais de 1.000 agentes de segurança, seja da Força Nacional, Polícia Federal e oficiais de outros estados.

Confira o momento em que Dino realiza o anúncio:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link