Destaques

VÍDEO: “Nós derrotamos o bolsonarismo”, diz Barroso após ser vaiado em evento da UNE

Luís Roberto Barroso, ministro do STF, na abertura do 59º Congresso da UNE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso fez críticas ao “bolsonarismo” após ser vaiado por um grupo ligado a profissionais da área de enfermagem quando discursava no Congresso da UNE.

“Já enfrentei a Ditadura e já enfrentei o bolsonarismo, não me preocupo”, disse ele na quarta, dia 12.

“Saio daqui com as energias renovadas pela concordância e discordância porque essa é a democracia que nós conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.

O Congresso da UNE acontece em Brasília até o dia 15 de julho e Barroso participou da abertura. As falas foram uma reação a manifestantes que carregavam uma faixa com a frase “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”.

Em setembro do ano passado, o ministro suspendeu o pagamento do piso salarial da enfermagem aprovado pelo Congresso Nacional por falta de detalhamento das fontes de custeio. Após o governo federal liberar mais de R$ 7 bilhões para estados e municípios pagarem os valores, revogou a suspensão.

“Fui eu que consegui o dinheiro da enfermagem porque não tinha dinheiro. Não tenho medo de vaia, porque temos um país para construir”, declarou.

“Mais recentemente conseguimos resistir a um golpe de Estado que estava a caminho, portanto, temos compromisso com a história, com a verdade plural e com a obrigação de fazer um país melhor e maior”.

Em nota, a presidente da UNE, Bruna Brelaz, disse que repudia a “atitude antidemocrática de grupos minoritários” contra o ministro. Também afirmou que as energias deveriam ser guardadas contra o inimigo em comum. Leia a íntegra abaixo:

“A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) repudia a atitude antidemocrática de grupos minoritários, que na abertura do 59º Congresso da entidade desrespeitou a fala dos familiares de Honestino Guimarães e do ministro do STF Luís Roberto Barroso. Em um ato em memória aos 50 anos do desaparecimento de Honestino Guimarães e de defesa da Democracia estas atitudes são lamentáveis.

“A UNE é uma instituição quase centenária, que em toda sua história se propôs a reunir amplos setores sociais em defesa da democracia, da educação e do Brasil. Procuramos neste momento reafirmar esse compromisso, ao receber pela primeira vez desde a redemocratização um ministro do STF em nosso congresso, onde colocamos a nossa defesa pela prisão de todos aqueles que atentaram ao estado democrático recentemente, principalmente, o que foi o principal arquiteto deste ataque, o Bolsonaro.”

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Justiça dá 15 dias para União dar mais informações sobre as fake news de Marçal

A Justiça Federal estabeleceu um prazo de 15 dias para que a União apresente detalhes…

39 minutos ago

As ondas de doenças infecciosas que devem afetar o RS após enchentes

As consequências das inundações no Rio Grande do Sul continuarão por muito tempo. Conforme evidenciado…

1 hora ago

Aliciando estudantes, extrema-direita avança na juventude portuguesa

As autoridades estão monitorando de perto a propagação da ideologia de extrema-direita entre os jovens…

1 hora ago

Tragédia no RS já causou morte 143 de pessoas e 125 desaparecidos

Desde a semana passada, as chuvas incessantes que assolam o Rio Grande do Sul já…

2 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Em reunião com big techs, governo prepara ataque às fake news; RS recebe alerta de grande perigo

https://www.youtube.com/watch?v=pCbQrr15Mqs Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os jornalistas Vinícius Segalla e…

2 horas ago

“Mais destruição de floresta é mais desarranjo climático”, diz Marina Silva

Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, afirmou que a tragédia provocada pelas chuvas no…

2 horas ago