
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) conversaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (12), sobre as dificuldades no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica na capital paulista. O encontro ocorreu durante o evento de lançamento do canal de notícias “SBT News”, realizado em Osasco, na Grande São Paulo, e reuniu as três autoridades no mesmo espaço.
Segundo Nunes, ele apresentou a Lula, pelo celular, dados que indicam que quase 500 mil imóveis ainda estavam sem luz na cidade. O prefeito afirmou que relatou ao presidente o impacto direto do apagão sobre a população e disse ter ouvido de Lula o compromisso de tratar do tema com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“Falei que as pessoas estão sofrendo e que eu tinha a certeza de que, como eu e o Tarcísio, ele também sente a dor dessas pessoas”, declarou Nunes ao portal “Metrópoles”.
Mais cedo, ainda no evento, Nunes voltou a cobrar uma atuação do governo federal em relação à Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia em São Paulo, e fez o pedido publicamente durante seu discurso.
O prefeito e o governador defendem uma intervenção federal e criticam a possibilidade de renovação do contrato de concessão da empresa, que é de competência da União. A Enel, por sua vez, afirma que os apagões são consequência de eventos climáticos extremos e sustenta que vem realizando investimentos na rede elétrica, além de apontar quedas de árvores e interferências urbanas como fatores que dificultam o restabelecimento do serviço.