VÍDEO: “O governo brasileiro vai acabar com o garimpo em qualquer terra indígena”, diz Lula

Atualizado em 30 de janeiro de 2023 às 21:15
Lula promete “acabar com o garimpo em qualquer terra indígena”. Foto: Reprodução

Lula prometeu que o seu governo vai acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas. Durante coletiva de imprensa junto de Olaf Scholz, primeiro-ministro alemão, o presidente afirmou que vai “tomar todas as atitudes” para retirar garimpeiros e cuidar do povo Yanomami. Ele culpa o ex-presidente Jair Bolsonaro pela crise dos indígenas.

“Não é possível que alguém ver aquelas imagens que a gente viu e ficar quieto. Nós tivemos um governo que poderia ser tratado como governo genocida, porque ele é um dos culpados por aquilo acontecer, ele é que fazia propaganda que as pessoas tinham que fazer garimpo, jogar mercúrio, está cheio de discursos dele dizendo isso”, afirmou Lula.

O presidente diz que é hora de “parar com a brincadeira” e acabar com o garimpo ilegal nas terras. Ele aponta que “pode demorar um pouco”, mas vai combater o crime. “Não vai ter mais sobrevoo, nós vamos proibir as barcaças de transitar com combustível”, prosseguiu.

Lula foi questionado por um jornalista sobre a crise Yanomami gerada por garimpeiros em terras indígenas. O presidente diz que o povo precisa de “qualidade e condição de vida” e que eles estão vivendo de uma forma “mais do que desumana”.

“Então pode escrever aí, meu caro, que o governo brasileiro vai tirar e acabar com o garimpo em qualquer terra indígena a partir de agora. E mais ainda: não haverá por parte da Agência de Minas, ligada ao MInistério de Minas e Energia, autorização para alguém fazer pesquisa em qualquer área indígena. Ou seja, o Brasil vai voltar a ser um país sério, um país respeitado e ao mesmo tempo um país que respeita a Constituição, respeita as leis, mas sobretudo respeita os seres humanos”, finalizou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.