VÍDEO: “O governo brasileiro vai acabar com o garimpo em qualquer terra indígena”, diz Lula

Atualizado em 30 de janeiro de 2023 às 21:15
Lula promete “acabar com o garimpo em qualquer terra indígena”. Foto: Reprodução

Lula prometeu que o seu governo vai acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas. Durante coletiva de imprensa junto de Olaf Scholz, primeiro-ministro alemão, o presidente afirmou que vai “tomar todas as atitudes” para retirar garimpeiros e cuidar do povo Yanomami. Ele culpa o ex-presidente Jair Bolsonaro pela crise dos indígenas.

“Não é possível que alguém ver aquelas imagens que a gente viu e ficar quieto. Nós tivemos um governo que poderia ser tratado como governo genocida, porque ele é um dos culpados por aquilo acontecer, ele é que fazia propaganda que as pessoas tinham que fazer garimpo, jogar mercúrio, está cheio de discursos dele dizendo isso”, afirmou Lula.

O presidente diz que é hora de “parar com a brincadeira” e acabar com o garimpo ilegal nas terras. Ele aponta que “pode demorar um pouco”, mas vai combater o crime. “Não vai ter mais sobrevoo, nós vamos proibir as barcaças de transitar com combustível”, prosseguiu.

Lula foi questionado por um jornalista sobre a crise Yanomami gerada por garimpeiros em terras indígenas. O presidente diz que o povo precisa de “qualidade e condição de vida” e que eles estão vivendo de uma forma “mais do que desumana”.

“Então pode escrever aí, meu caro, que o governo brasileiro vai tirar e acabar com o garimpo em qualquer terra indígena a partir de agora. E mais ainda: não haverá por parte da Agência de Minas, ligada ao MInistério de Minas e Energia, autorização para alguém fazer pesquisa em qualquer área indígena. Ou seja, o Brasil vai voltar a ser um país sério, um país respeitado e ao mesmo tempo um país que respeita a Constituição, respeita as leis, mas sobretudo respeita os seres humanos”, finalizou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link