VÍDEO: O novo capítulo da websérie sobre a caravana de Lula no NE

Atualizado em 4 de maio de 2018 às 16:22

Este é o nono episódio da websérie “O Povo Pode”, sobre a caravana do ex-presidente Lula no Nordeste, que está sendo financiada por crowdfunding. Veja os demais aqui.

Os pequenos relatos de brasileiros anônimos que não aparecem no Jornal Nacional, nem na Veja, compõem o capítulo “Economia Solidária”, nono episódio da websérie “O Povo Pode”.

Esse capítulo conta a história de pescadores da comunidade de Brasília Teimosa, em Recife, que lutaram para conseguir uma máquina de gelo. Tudo começou com uma carta ao ex-presidente Lula, como conta o pescador Edvaldo Martins da Silva:

“De Brasília, mandaram alguém da Secretaria da Pesca vir conferir a necessidade. O gelo é tão importante para o pescador como o anzol. Aí liberaram R$ 570.000 para o píer e para a fábrica de gelo. Isto aqui agora é uma mina para eles, uma fortuna para os pescadores.”

A reforma do píer e da fábrica de gelo beneficiou 2.000 pescadores e mais de 20.000 empregos diretos que sobrevivem da atividade pesqueira somente no Recife. Como diz Lula, “um pouco do acerto econômico é você ter consciência política de que lado você está”. Estar do lado dos mais pobres e desfavorecidos é garantir a aplicação dos recursos do Estado como determina nossa Constituição, mas é também promover a economia de forma solidária e cidadã.

Num momento em que a grande mídia busca destruir sistematicamente a imagem dos governos Lula e Dilma, estas narrativas desconhecidas mostram que não se pode eliminar, nem na força bruta, o poder das boas ideias e iniciativas, a herança positiva, o aprendizado e especialmente a atenção para as causas sociais, como aponta a coordenadora do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Aracaju, Tatiana de Souza Santos:

“Não basta você fazer para a comunidade, isto é, pensar lá em cima no gabinete e oferecer. Tem que dar oportunidade para que eles digam o que querem, é você trabalhar com as pessoas.”

Esta é mais uma das crônicas sobre cidades e pessoas beneficiadas pelos programas sociais dos governos Lula e Dilma, retratados nos 12 capítulos da websérie e no longa metragem “O Povo Pode”.

O trabalho precisa ser finalizado e, para isso, contamos com você.